sexta-feira, 26 de julho de 2013

"Casa do Cante" - Telheiro (Monsaraz)



A “Casa do Cante”, é «um espaço que visa a promoção, exaltação e estudo do cante alentejano» e que foi inaugurada no dia 22 de Julho de 2013 no Telheiro (Monsaraz). 

O Blog “Monsaraz em fotos”, esteve à conversa com o senhor Joaquim Cardoso, Presidente do Grupo Cultural e Desportivo de Monsaraz, e responsável pelo Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, que será um dos Grupos que irá usufruir deste novo espaço cultural do concelho de Reguengos de Monsaraz. 

1. 
Monsaraz em fotos: Quais são as suas espectativas relativamente à Casa do Cante? 

Joaquim Cardoso: A "Casa do Cante" é um espaço que resulta da requalificação e readaptação da antiga Escola Primária do Telheiro/Monsaraz, para sede social do Grupo Cultural e Desportivo da Freguesia de Monsaraz, e que permitirá a partir deste momento, dispormos de ótimas condições para os ensaios do Grupo Coral e nele implementar "Oficinas de Cante", promovendo o ensino e aprendizagem do "Cante Alentejano". 


2. 
Monsaraz em fotos: O espaço vai estar aberto a todas as pessoas, ou só aos grupos corais da zona? 

Joaquim Cardoso: A "Casa do Cante", numa primeira fase, servirá apenas para os ensaios do Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, que regularmente se realizam ás sextas-feiras a partir das 21H00, e que quando "ensaios públicos", são abertos a toda a gente. 


3. 
Monsaraz em fotosA Casa do Cante dispondo de um auditório com estúdio de gravação, é possível qualquer pessoa, numa esporádica visita, se juntar a um grupo e depois levar para casa uma gravação dessa sessão de improviso? Assim ao jeito do Cante Alentejano genuíno, aquele que se canta nas tabernas por quem lá está e por quem por lá passa/entra. 

Joaquim Cardoso: A "Casa do Cante", neste momento, não tem um estúdio de gravação. Dispõe de um auditório onde se processam os ensaios do grupo Coral e onde se pretende implementar uma "Oficina de Cante", que tornará possível, mercê dos equipamentos instalados, que qualquer pessoa numa visita esporádica á nossa região possa fazer uma sessão de "Cante" com o Grupo, e levar para casa essa gravação em áudio e vídeo. 


4. 
Monsaraz em fotos: Há material (escrita, áudio, vídeo) em arquivo para consulta geral? 

Joaquim Cardoso: Na "Casa do Cante" num futuro próximo vai estar centralizada, a história e etnografia do Cante no nosso concelho, e a sua evolução ao longo dos tempos. Neste momento apenas é possível consultar a história e percurso do Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz. 


5
Monsaraz em fotos: Aproveitando este novíssimo espaço, já está prevista uma nova edição em CD pelo Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz? 

Joaquim Cardoso: Está prevista a edição de um álbum (áudio-vídeo), sobre temas natalícios (Cante ao Menino e Reis), próximo do fim do ano.


Muito Obrigado ao Senhor Joaquim Cardoso pela disponibilidade!

Sem comentários: