quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Encontre Portugal até nos lugares mais inusitados

Há lugares e viagens que podem lhe oferecer muitas surpresas. Quem não gostaria de encontrar um cantinho de seu país ou cidade em um lugar distante. É o que acontece quando você visita o Instituto Camões em Praga, capital da República Tcheca.

O Instituto da Cooperação e da Língua-I.P ou simplesmente Camões é o endereço onde você pode entrar em contato com a cultura lusa mesmo estando distante algumas centenas de quilômetros de Portugal. Fica situado no centro da cidade, à rua Josefská 6, no 1º andar do prédio Oettingen em Praga 1, e sempre mantém as portas abertas para visitantes.

A instituição é direcionada ao ensino da língua portuguesa, realiza trabalhos de divulgação de artistas vindos de Portugal e também de outros países de língua portuguesa  o que inclui eventos com artistas do Brasil, e alguns países africanos, como: Angola, Cabo Verde, Guiné- Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, e com a ex-colônia portuguesa Timor-Leste.

Junto com a divulgação e ensino da língua, através de coordenação, desenvolvimento e formação de professores nas áreas da língua e cultura portuguesas, há programações ligadas às culturas dos países citados acima e, claro, principalmente de Portugal.

A biblioteca do Camões possui livros de diversos autores, revistas especializadas, e conta também com um acervo de CDs e DVDs. Para ter acesso ao aluguel dos exemplares, é só fazer uma simples inscrição com um documento pessoal válido e pagar uma taxa simbólica. É interessante encontrar nas prateleiras autores de língua portuguesa com suas obras traduzidas para o tcheco.

Se você reside na República Tcheca e é oriundo de Portugal ou fala português, o instituto também funciona como ponto de encontro entre as comunidades portuguesa e tcheca. São momentos descontraídos, de introdução de novas amizades e descoberta de novas histórias que entrelaçam principalmente Lisboa e Praga, as duas capitais.

Uma das celebrações é o Natal, em meio à capital tcheca repleta de suas tradições, o instituto faz uma festa com a cara de Portugal. Neste caso não faltam doces portugueses, como o arroz doce, mexidos e bolinhos de abóbora. Entre as apresentações coral em português com canções natalinas, além do delicioso vinho do Porto, servido entre os participantes.

Na República Tcheca há cooperação entre redes de ensino cujo interesse é divulgar o ensino da língua portuguesa. Como exemplo podemos citar: as Redes IC de Ensino Superior(Universidade Karlov, Universidade Masaryk em Brno e a Universidade Palackého em Olomouc), Centro de Língua(O Camões) e a Rede Missão Diplomática(Embaixada).

Cada pessoa interessada em participar e receber notícias do instituto, pode se inscrever e receber o newsletter com a agenda dos eventos. Semanalmente há exibição de filmes, com entrada gratuita. Películas portuguesas com legendas em tcheco ou em inglês são exibidas.


Por isso se constuma dizer que em Praga há um bocadinho de Portugal, lá você desfruta um pouco da sonoridade da língua portuguesa, caso esteja de visita ou residindo no país. Você já tem mais um motivo para conhecer Praga,  que é famosa pelos seus históricos monumentos e belos castelos. O país é signatário do Tratado de Schenger e, desde 2004, faz parte da União Europeia. 

Sem comentários: