segunda-feira, 13 de abril de 2015

Associação Projecto Raia Alentejana

“… A Raia é a fronteira entre Portugal e Espanha, mas é muito mais, é História e histórias, é gente e costumes herdados de gerações, é de uma beleza natural extraordinária.
Longe das grandes cidades ficou um património intocado, vestígios de povoados pré-históricos e dos seus monumentos em pedra, fortificações e templos dos vários povos que conquistaram e defenderam estas terras a que chamaram suas, Celtas, Iberos, Romanos, Germânicos, Islâmicos, Castelhanos e agora Portugueses.
Da mistura de todos os que por aqui ficaram resulta uma identidade cultural única que é mantida pelo povo da Raia, nos seus costumes e tradições, no seu artesanato e gastronomia, na arquitectura e no falar, mas principalmente na sua relação com a terra.
Para as gentes da Raia a família, os vizinhos e a terra são o mais importante. Os ritmos são os do campo, das estações, do semear e do colher. Todos têm a sua horta e os seus animais, sempre dispostos a ajudar, a dar uma couve, umas laranjas ou um dedo de conversa… .



A Associação Projecto Raia Alentejana, surgiu em 2011, criada por Luis Lobato de Faria e Eunice Gomes.

O dinamismo de ambos, aliado ao gosto pela história, pela aventura e pelos passeios ao ar livre, leva-os a percorrer quilómetros e quilómetros de terras alentejanas à procura de “História e histórias”, através dos eventos que regularmente a APRA organiza.

Esta Associação, sem fins lucrativos, está agora apostada na divulgação do Portal “Visit Alqueva”, de modo a que consiga uma interacção maior entre as empresas locais, para que em conjunto possam explorar os pontos de interesse e rotas existentes na zona da Raia Alentejana. 

Ideia que fica bem patente nas palavras que Luis Lobato de Faria, um dos impulsionadores da APRA, deixou aqui ao Monsaraz em fotos:

"Sendo o Turismo o futuro da região temos que conquistar mercados, criar um produto dentro do Alentejo, as margens do Alqueva. Estamos a namorar os nossos vizinhos espanhóis, estamos a cortejar a comunidade do Norte da Europa aqui residente, temos que esquecer as fronteiras dos Concelhos e das políticas, trabalhar em equipa e em rede é essencial. A nossa região é única devido à sua fortíssima Identidade Cultural construída por gerações de diferentes povos e culturas. O nosso objectivo é precisamente preservar a Identidade Cultural, manter a Raia viva, a paisagem humanizada, temos que trazer gente para visitar e para cá viver."


Visitem e explorem a Raia:




Sem comentários: