segunda-feira, 11 de setembro de 2017

CURIOSIDADES E SEGREDOS DE MONSARAZ: Pentagramas e Templários

O Pentagrama, estrela com cinco pontas, é um símbolo de protecção ancestral usado, por exemplo, pelos Pitagóricos na Grécia Antiga.
Na Idade Média este símbolo não era associado aos Judeus, tanto o Selo de Salomão como o Escudo de David eram usados por várias religiões.
O Escudo de David, estrela com seis pontas ou Magen David, só começou a ser associado ao Judeus no século XIX com o movimento Sionista.
Por aqui, na raia alentejana, o Pentagrama ainda é usado em portas, janelas, fornos, abrigos de pastores,.....
Pensamos tenha chegado às terras de fronteira com os Cavaleiros Templários.
Encontramos várias Cruzes Templárias associadas a Pentagramas.

Em Monsaraz temos outras heranças Templárias, a Ermida de Santa Catarina, com a sua forma octogonal, e o Sarcófago do Templário Gomes Martins.

link para o trabalho pioneiro, sobre o Pentagrama, de Leite de Vasconcelos.


Ermida - Torre de Santa Catarina, de forma octogonal e orago oriental, protegendo uma rota ancestral de peregrinação,  do Sul de Espanha para o Santuário de Terena, passando por Monsaraz.
















Na Igreja de Nossa Senhora da Lagoa podemos encontrar este Sarcófago Templário, no relevo da procissão funerária destacamos a Cruz Templária e o Brasão das Três Chaves, eram necessárias três chaves em posse de três Cavaleiros Templários para aceder ao Selo da Ordem Templária





Pentagrama e Cruz Templária em Estela Funerária na Casa da Inquisição 
em Monsaraz.



Pentagrama em Estela no mesmo local.




texto e imagens: Luís Lobato Faria

Sem comentários: