segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Blog “Monsaraz” – 6.º Aniversário

















12 de Julho de 2005, foi a data do primeiro post no blog “Monsaraz”, desde ai, este espaço já conta com cerca de 800 post´s e mais de 40.000 visitas.

Ao longo destes anos, foram sendo publicadas periodicamente várias fotografias desta Vila, foram também criadas algumas “rubricas”, das quais destaco: “Outras artes”, “Outros Tempos”, “Monsaraz por outros Olhos” e “Aldrabas e Batentes de Monsaraz”.

Em género de comemoração destes 6 anos, recupero uma das minhas fotografias favoritas da Vila de Monsaraz: “Escadas do Castelo”.

Foi uma das primeiras, de muitas fotografias que tenho tirado na Vila de Monsaraz. Esta foto foi tirada utilizando uma “Panasonic DMC-FZ5”, aproveitando a luminosidade no período da manhã e um pormenor importante para a composição que tinha em mente, a ausência de turistas.
Até chegar às escadas do castelo, o percurso deve ser feito lentamente, passo a passo, para contemplar e deixar-se encantar pelas casas quinhentistas, os portais góticos, as janelas manuelinas. Tudo isto numa atmosfera medieval, orgulhosamente preservada, onde o silêncio impera, o branco é rei e a beleza é total. Vagueando pelas ruas, até chegar às escadas do castelo vamos calcorreando (com cuidado!) o chão assimétrico feito de pedras de xisto. Por essa irregular calçada, já passeei com a “HP PhotoSmart 620, com a “Panasonic DMC-FZ5” e agora (um pouco mais carregado) passeio com a “Canon EOS 450D”.

O blog e a sua actividade dependem em muito da disponibilidade do blogger, no entanto e na medida do possível o mesmo vai continuar a ser actualizado.

Muito Obrigado pela vossa visita e pelos vossos comentários!



5 comentários:

Luisa Gonçalves disse...

Excelente trabalho!! E com orgulho que veja a minha terra tão bem retratada ; ) Obrigada!

Anónimo disse...

Parabéns meu amigo! Continua a dignificar o que "ainda" é nosso! Um beijo. ABB

OceanoAzul.Sonhos disse...

Parabéns! Gosto imenso de Monsaraz, traz-me recordações do que é simples e belo.

Um abraço
oa.s

Abruxo disse...

Parabens e aquele abraço!
Congratulations

António Caeiro disse...

Muito Obrigado!