quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

“Monsaraz - do Natal aos Reis”

Cante Património da Humanidade
 “Monsaraz - do Natal aos Reis”

Foi-me gentilmente oferecido pelo senhor Joaquim Cardoso um exemplar da mais recente edição do Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, intitulada “Monsaraz - do Natal aos Reis”.

Trata-se de uma edição de Dezembro de 2014, em duplo formato CD/DVD, que conta também com as participações do Grupo À Capella (Açores), Quarteto de Cordas Baccus, Manuel Sérgio e José Farinha. Esta edição, cuidadosamente apresentada em formato digipack, e cujo design gráfico ficou a cargo de João Fructuosa, possui duas vertentes de grande qualidade.

Uma em formato vídeo, com “um documentário sobre o cante alentejano durante a quadra natalícia em Monsaraz, mostrando o Presépio de Rua e excertos de concertos do Cante ao Menino nas igrejas e Cante de Reis pelas ruas, casa de amigos e junto ao presépio”, acompanhadas por belíssimas imagens da Vila de Monsaraz.
E outra, em formato áudio, por onde, ao longo de 25 faixas somos transportados para um ambiente verdadeiramente natalício.

A obra no seu todo está muito bem equilibrada, nomeadamente em relação às presenças e sequência dos vários intervenientes.

É um deleite que requer uma atenta audição e visualização. Deixo ainda uma palavra de apreço a um dos impulsionadores desta edição, o senhor Joaquim Cardoso, uma das pessoas que mais tem contribuído para a divulgação da Cultura Alentejana em geral e do Cante Alentejano em particular. 

Página do GCFM: monsarazgrupocultural.com
Contactos e encomendas: gcdfmonsaraz@gmail.com


Sem comentários: